Dicas sobre o abastecimento de motor flex

Embora a tecnologia flex esteja há alguns anos no mercado, ela ainda gera muitas dúvidas nos motoristas. É por isso que listamos alguns pontos que vão ajudar na hora de abastecer seu carro flex:

O primeiro abastecimento NÃO precisa ser com gasolina. Você pode abastecer o carro zero km com etanol ou gasolina em qualquer proporção.

Pode misturar os combustíveis. Não precisa esperar esvaziar o que está no tanque. Você tem total liberdade para escolher etanol ou gasolina ou ainda misturar os dois, sem nenhuma restrição.

O carro não perde potência se misturar os combustíveis. Em geral, o etanol é um pouco mais potente, mas nada que você vai notar dirigindo.

Usar apenas etanol NÃO danifica o motor. Ainda que seja mais corrosivo que a gasolina, os componentes do motor recebem tratamento anticorrosivo para isso. O que pode reduzir a vida útil do motor é usar combustível adulterado.

Gasolina rende mais. Ela tem maior autonomia e consome uns 30 % a menos do que o etanol. Mas, em contrapartida, o etanol entrega um pouco mais de potência.

Abastecer só com um tipo de combustível NÃO vicia o motor. Você pode rodar sempre com o mesmo e não precisa fazer rodízio entre o etanol e a gasolina frequentemente, pois, assim que você troca o combustível do tanque, o sistema faz todas as adaptações necessárias automaticamente.

Dicas para o dia a dia:

  • Em uma viagem longa é recomendado usar gasolina, já que ela atribui mais autonomia
  • Para ter mais desempenho, prefira o etanol
  • Se o objetivo for economizar no combustível, use etanol – desde que o preço do litro na bomba seja igual ou menor que 70% o preço do litro da gasolina
Voltar
Compartilhe: