O trânsito de 2018

Até agora muita novidade já apareceu e não é só o motorista que precisa ficar de olho no que vem por aí. O ciclista e o pedestre também. Confira o que 2018 trouxe para as leis de trânsito no Brasil:



Novas opções de pagamento

Pra começar, passou a ser permitido o uso de cartões de débito e crédito para pagar multas – à vista ou em até 12 vezes. Mas o serviço não é obrigatório e depende de habilitação prévia.



Sistema Isofix

É o sistema mais prático de instalar cadeirinhas nos carros. A partir deste ano, ele é item básico de todo modelo inédito lançado. E só a partir de 2020 é que todos os carros 0 km terão de apresentar o recurso.



Multa para pedestre e ciclista

Essa é a grande novidade do ano. Quem andar fora das áreas determinadas já pode ser penalizado com multa de R$ 44,19, para pedestres, e de R$ 130,16, para ciclistas. Quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, o ciclista deve andar na lateral da pista, no mesmo sentido de circulação dos carros.



Morte provocada por motorista bêbado

A punição ficou mais rígida. A pena, que era de 2 a 4 anos de prisão, aumentou para 5 a 8 anos. E agora a condenação não pode mais ser substituída por serviço comunitário.



ABS ou CBS nas motos

Começou em 2016: modelos novos com menos de 300 cc de cilindrada podem receber CBS e modelos maiores devem incluir o ABS. Mas a mudança é progressiva. Este ano, a exigência passa a valer para 60% das motocicletas vendidas no país. 100%, só em 2019.



Prazo para inspeção veicular

Condição do licenciamento, a vistoria a cada 2 anos será obrigatória novamente no Brasil. Até 1º de julho deste ano, cada Detran deve apresentar um cronograma para formalizar o processo.



CNH digital

O documento fica disponível no celular do motorista e tem o mesmo valor jurídico do documento em papel. O custo da carteira virtual varia de acordo com o estado ou distrito e só é válido para quem já tem o documento físico.

CNH com chip

A partir de 2019, a nova carteira será um cartão de plástico com microchip, que terá as informações do motorista.



Documento do carro digital

E até o Certificado de Registro de Licenciamento – CRLV vai ganhar a versão digital: a CRLVe. O modelo, ainda em desenvolvimento, deve ser implementado em todo o País até 31 de dezembro.



Compartilhe esse panorama com seu aluno!

Voltar
Compartilhe: