Saiba reconhecer os barulhos do seu carro

Alguns são fáceis de identificar, outros nem tanto. Na maioria das vezes, barulhos não são um bom sinal, por isso é importante reconhecer os avisos que seu carro está dando:

Rangidos
Os famosos “nhec-nhec” ao passar por lombadas ou buracos podem indicar problemas de suspensão. Se as buchas estiverem ressecadas ou frouxas, a possibilidade de ter os pneus danificados é grande.

Ronco
O enfraquecimento dos rolamentos tem como efeito um barulho parecido com um ronco, o que leva ao travamento das rodas.

Chiado ao frear
Se ouvir chiados ou assovios agudos ao frear é provável que exista algum atrito entre os elementos ou desgaste das pastilhas, o que aumentam as chances de acidentes por causa do mau funcionamento dos freios.

‘Grilos’
Os barulhos de “grilos” geralmente são causados por problemas no revestimento da cabine ou em peças mal encaixadas da lataria. Esses ruídos são simples de consertar, sem urgência de ir ao mecânico.

Barulho na frente
Barulhos na dianteira do veículo podem indicar problemas no motor, nos rolamentos das rodas ou do alternador.
Se o som for grave e seco quando passa por uma lombada ou buraco, há chances de um dos coxins do motor estar danificado.

Carro de corrida
Danos no catalisador ou nos abafadores fazem o veículo parecer um carro de corrida de tanto barulho. O risco é o vazamento de ar do sistema de escapamento provocar alteração dos parâmetros de análise do motor, e, com isso aumentar o consumo e a emissão de poluentes.

A gente nunca sabe quando um barulhinho desses vai aparecer, por isso, fazer manutenções regularmente ajuda a prevenir a maioria deles!

Voltar
Compartilhe: