Dicas de boas práticas no trânsito com ciclistas

Trocar o carro pela bicicleta ajuda você e o meio ambiente, pois, além de ser um hábito saudável, andar de bicicleta não emite gases poluentes. Porém, o número de acidentes envolvendo ciclistas e motoristas ainda é grande. Em 2017, em média, 32 ciclistas foram internados por dia e, em 2014, 1.357 morreram devido aos acidentes de trânsito.

A quantidade de ciclistas aumenta a cada ano e, para diminuir os acidentes, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) passou a aplicar multas em pedestres e ciclistas por má conduta no trânsito, já que nem sempre os culpados são os motoristas, mesmo que, segundo pesquisas, a maioria deles não respeite as bicicletas e ciclofaixas.

Então, se você é ou pretende ser ciclista, aqui vão algumas dicas de como se prevenir de multas e acidentes e pedalar tranquilo:

  • 1. Preze por sua segurança:

    As bicicletas são veículos como todos os outros, por isso, para usá-las, são necessários itens de segurança. Além de sinalizações noturnas refletivas, campainha (buzina) e espelho retrovisor (itens obrigatórios), a Cartilha do Ciclista também recomenda: luzes adicionais e refletivas, para-lama, porta-garrafa, capacete, colete refletivo, presilhas e cadeados/ travas/ cabos. Além disso, calibre os pneus, teste os freios, segure o guidão com as 2 mãos e não use fones, pois eles podem te distrair.

  • 2. Respeite a sinalização

    Os sinais de trânsito organizam o fluxo de veículos, por isso, ao infringi-la, você prejudica o transito e põe sua vida em risco. Além de respeitar a sinalização de trânsito e as marcações no chão, lembre-se: quando não houver espaço marcado para bicicletas, circule só pela rua, a menos que a calçada permita compartilhamento com pedestre; dê preferência ao pedestre; não ande na contramão; mantenha distância segura dos outros veículos e preste atenção às portas; sinalize suas intenções usando gestos; não pegue carona em outro veículo; não ande em ziguezague; e sempre pedale no mesmo sentido que os outros veículos.

Se é motorista, também temos algumas dicas pra você:

  • 1. Respeite o ciclista e seu espaço

    As ciclofaixas são apenas para os ciclistas, não desrespeite esse espaço e quando elas não existirem, mantenha uma distância segura do ciclista; não feche as bicicletas; respeite a distância lateral e 1,5 m ao ultrapassá-las; fique atento aos retrovisores e não ameace os ciclistas com o carro, isso é uma infração gravíssima e você pode ter seu carro e sua habilitação apreendidos.

  • 2. Tenha cuidado

    Certifique-se de que não há ciclistas em lugares que podem ser tornar “pontos cegos” em algum momento; tenha cuidado ao abrir a porta quando estiver parado no congestionamento.

Com respeito, segurança e atenção, a convivência entre ciclistas e motoristas pode ficar melhor.

Voltar
Compartilhe: