Lei que cancela CNH vencida após 30 dias é falsa

Se essa notícia chegou até você por alunos ou clientes assustados com essa possibilidade, fique tranquilo, pois não é verdade.

Notícias como essa aparecem nos meios de comunicação, como a internet em sites de origem duvidosa, em mídias sociais e acabam se espalhando principalmente nos aplicativos de mensagens. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o vencimento é apenas dos exames de aptidão física e mental, e não da carteira. Esses exames podem ser renovados mesmo se você perder a data de renovação da CNH, e não é preciso passar pelas aulas ou mesmo pelas provas teórica e prática novamente.

O projeto de lei 155/2017 de autoria do senador Telmário Mota ( PTB-RR), citado no boato, não tem nada a ver com questões da CNH. A proposta trata de uma modificação na lei 10.048/2000, aprovada em 2000, para dar prioridade de atendimento e garantir tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em qualquer serviço prestado por repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e instituições financeiras.

Confira o que diz a mensagem falsa:

O texto, replicado abaixo, é acompanhado do tradicional pedido dos inventores de lorotas on-line para expandir o alcance delas: “avise seus amigos e parentes”.



Esse rumor trouxe à tona um problema recorrente da era digital chamado “Hoax”, termo usado para definir boatos que se espalham na internet e alcançam um grande número de pessoas.

Dicas para não cair em armadilhas de notícias on-line*

  • • Exercite o senso crítico e tente deixar de lado a ansiedade de compartilhar
  • • Verifique se o texto tem data e se foi assinado, pois textos com autor anônimo pedem uma dose extra de desconfiança
  • • Cheque se a notícia está em um portal confiável e também se outros portais estão cobrindo


*Fonte: Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic)

Voltar
Compartilhe: