Aplicativo de transporte em São Paulo

Com a chegada dos aplicativos de transporte privado, você pode receber mais alunos interessados na profissão de motorista, não é mesmo? Essa é uma boa chance para fazer sua empresa se destacar. Por exemplo, na sua autoescola, você pode oferecer dicas para o motorista de aplicativo.

Para começar, vale falar sobre as novas regras da categoria na cidade de São Paulo, em vigor desde 10 de janeiro de 2018. Afinal, não basta ser aprovado pela empresa de transporte para sair dirigindo. Se esse for o objetivo do seu aluno, ele vai precisar:

  • Ter o Cadastro Municipal de Condutores (Conduapp)
    Para isso, é preciso fazer um curso de capacitação de 16 horas, sobre direção defensiva, geolocalização, gentileza, diversidade sexual, primeiros socorros, mecânica e elétrica automotiva básica. O curso pode ser oferecido pela empresa do app ou por CFC’s (Centro de Formação de Condutores) que já oferecem a formação para taxistas.

  • Ter o Certificado de Segurança do Veículo de Aplicativo (CSVAPP)
    A empresa do aplicativo deve encaminhar a documentação do condutor ao Departamento de Transportes Públicos (DTP), que tem até dez úteis para entregar o certificado.

  • Emplacar o carro usado em São Paulo
    Ou seja, veículos com placas de outras cidades não podem mais pegar passageiros na capital, só levar.

  • Fixar uma identificação da empresa no carro
    Ela deve ser aprovada pela empresa do aplicativo e ficar bem visível ao passageiro.

  • Fazer inspeção veicular anualmente
    Outra responsabilidade do aplicativo. A empresa deve solicitar a inspeção para o motorista e apresentar um certificado para a prefeitura.

  • Usar um carro novo
    O veículo deve ter idade máxima de até cinco anos.

  • Contratar um seguro
    A proteção deve cobrir acidentes no valor de R$ 50 mil por passageiro.

  • Vestir trajes sociais ou esporte fino
    Camisa polo e calça jeans estão valendo. O que não pode é usar regata, calça ou camiseta esportiva, moletom, jaqueta de time etc.

Seus alunos podem gostar de receber informações sobre a profissão, afinal, aplicativos de mobilidade são uma novidade recente na história do transporte urbano. Aproveite e faça disso uma oportunidade para fazer sua empresa ser destaque no mercado.

Voltar
Compartilhe: