Por que encher o tanque até a boca prejudica o carro?

Já ouviu falar no chorinho na hora de abastecer o carro? É quando o frentista enche o tanque até a boca.

Isso não só prejudica o desempenho do veículo, como pode causar uma série de problemas de saúde ao frentista por aspirar o benzeno, substância presente na gasolina e no etanol, liberada durante o abastecimento.

O benzeno foi inserido na lista de produtos tóxicos pela Organização Mundial de Saúde. A partir daí, alguns estados, como Paraná, São Paulo, Bahia e Pará aderiram à campanha “Não passe do limite”, que consiste em alertar sobre a importância de proibir o “chorinho”. Embora exista uma trava automática que é acionada quando se atinge o limite permitido de combustível no tanque, muita gente ainda pede pra encher mais.

O principal objetivo dessa campanha é conscientizar o frentista sobre os riscos que corre, pois a constante exposição ao benzeno pode causar câncer de pulmão entre outros problemas de saúde. Mas é muito importante o motorista ter essa consciência, pois o excesso de combustível também compromete diversas peças do carro, além de influenciar na emissão de mais poluentes ao meio ambiente.

Nos locais onde a campanha já existe, a fiscalização deve ser constante e alguns postos, inclusive, podem advertir os frentistas que não obedecerem as novas regras. Em Santa Catarina, por exemplo, desde 2014, o chorinho é proibido por lei e quem descumpre está sujeito à multa de R$ 1 mil.

Compartilhe essa informação com seus clientes e alunos e oriente-os a abastecer apenas o necessário.

Voltar
Compartilhe: