Saiba como vai funcionar a CNH digital

Você sabia que já existe a versão digital da CNH (Carteira Nacional de Habilitação)? Foi aprovada em Julho de 2017 pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e tem o mesmo valor jurídico do documento em papel. A novidade deve chamar a atenção, sobretudo, de quem está se habilitando agora. Por isso, é importante estar informado sobre as mudanças para esclarecer as dúvidas que surgirem dos novos condutores.

Vale lembrar que o formato digital fica disponível após fevereiro de 2018, mas, apenas para habilitações recentes, emitidas a partir de maio de 2017. Se o condutor optar pela nova versão, pode apresentá-la ou escolher a impressa, que vai continuar a ser emitida normalmente. Quem esquecer o documento físico em casa, não corre mais risco de ser multado por isso, desde que tenha e apresente a CNH digital.

A autenticação será por meio da tecnologia QRCode ou assinatura com certificado digital do órgão emissor – o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Esse sistema possibilita que os agentes de trânsito consigam consultar dados da CNH de maneira muito mais prática, tudo via aplicativo no celular, ainda em fase de testes.

É muito importante saber que o Detran de cada Estado vai decidir se haverá ou não cobrança adicional para a CNH eletrônica e qual será o custo. Para solicitá-la, oriente o motorista a comparecer ao Detran e fazer um cadastro. Depois disso, ele recebe um e-mail para entrar no Portal de Serviços Denatran e ativar a liberação do aparelho celular para receber a CNH digital. É criada uma senha, que será pedida sempre que o documento for apresentado. Se o celular for perdido ou roubado, é possível bloquear o documento pela internet. Enquanto estiver bloqueada, a carteira impressa continua sendo válida.

É interessante apresentar todas essas novidades para os novos condutores e sempre deixar claro que podem optar por também ter a CNH eletrônica.

Voltar
Compartilhe: