Desvendando mistérios: o que as luzes do painel podem dizer

Sempre que a ignição de um automóvel é acionada, automaticamente, as luzes do painel se acendem. Geralmente, elas se apagam logo em seguida. Mas, e quando alguma luz insiste em ficar ali chamando a sua atenção? Você sabe o que fazer?

A luz que acende quando o nível de combustível está baixo, é algo facilmente identificável. As outras luzes são mais difíceis de serem reconhecidas. Elas podem avisar que o carro está com algum problema. Nesse caso, o mais indicado é não circular com o veículo. Para ajudar a identificar o problema – ou parte dele –, confira os alertas mais comuns que você deve ficar atento:

Combustível: indica quando o nível do combustível no tanque está baixo ou quando restam apenas 5 litros para rodagem.

Assistente ESP: quando permanece acesa depois de acionar a ignição, significa falha no sistema que controla a estabilidade do carro. Quando o sistema está ativo, a luz pisca intermitentemente, como alerta.

Bateria: acesa com o motor ligado indica problemas como perda da tensão elétrica, falhas na bateria, regulador ou alternador.

Injeção: a indicação é para problemas na injeção eletrônica ou até mesmo em combustível de má qualidade.

Óleo: acesa ou piscando é indicação de que o veículo precisa ser parado imediatamente. A luz mostra a perda da pressão de óleo e um possível vazamento.

Freios: essa luz permanece acesa sempre que os freios são usados. Quando estiver ligada durante o movimento do carro, indica que o freio de mão pode estar acionado ou que há um vazamento do fluido de freios.

Voltar
Compartilhe: