Sinal de braço para atravessar a rua pode virar lei

Não respeitar o pedestre no trânsito é considerado infração gravíssima, punido com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Apesar da lei rigorosa, o que vemos nas ruas é um número cada vez maior de motoristas e motociclistas avançando sobre faixas de pedestre, mesmo quando tem gente precisando atravessar.

A desculpa, muitas vezes, é não ter visto o pedestre. Para tentar acabar de uma vez por todas com isso, existe um projeto de lei em andamento que obriga pedestres a levantar o braço para indicar a travessia. Assim, condutores conseguem perceber a intenção de atravessar a rua e agentes de fiscalização conseguem aplicar multa a quem não atender ao pedido.

Mesmo ainda sendo um projeto de lei, essa proposta já começa a ser seguida com frequência em Brasília. Gesto que seria muito válido se aderido em todo o País, trazendo mais consciência e segurança no trânsito.

E lembre-se: mesmo quando for sinal verde para os carros, a preferência ainda é do pedestre. Para percebê-los a tempo, é imprescindível também respeitar o limite de velocidade.

Voltar
Compartilhe: