Extintor de incêndio nos carros pode voltar a ser exigido no País

Quem tem automóvel provavelmente deve lembrar o que aconteceu da última vez em que o extintor foi exigido por lei, em 2015. Em poucos dias, o produto estava esgotado em quase todos os pontos de vendas. A possibilidade de ser multado pela falta do equipamento levou os motoristas a comprarem todo o estoque. As reclamações de quem não encontrava o produto foram tantas que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) acabou revendo a decisão e os carros de passeio foram dispensados dessa obrigatoriedade. Mas isso pode acabar se o projeto de lei que está em votação no Senado for aprovado.

Desde 2015, os extintores passaram a ser exigidos apenas em caminhões, ônibus, micro-ônibus e carros destinados ao transporte de combustíveis. Mas, de acordo, com o projeto em análise, o equipamento de segurança pode voltar para todas as categorias.

Por enquanto, o projeto foi apenas avaliado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados e ainda vai passar pela Comissão de Constituição e Justiça, antes de seguir para o Senado. Avise seu cliente para que ele já confira a data de validade do extintor antigo e se garanta caso a lei entre em vigor.

Voltar
Compartilhe: