Dicionário do “economiquês” para facilitar sua vida!

Ser um empreender não é uma tarefa fácil, especialmente para quem não tem muita experiência em contabilidade ou marketing. Se você abriu um escritório de despachante ou autoescola há pouco tempo, ou então está pensando em deixar de ser funcionário para virar patrão, será preciso conhecer um pouco mais sobre os termos empresariais mais falados para não ficar perdido! Fique por dentro:

  • • Análise SWOT: antes de traçar qualquer estratégia, seja de investimentos, comunicação ou plano de negócios, é preciso fazer uma análise bem detalhada sobre as fraquezas e forças de uma empresa. SWOT é a sigla em inglês para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças

  • • Benchmarking: além de avaliar seu próprio negócio, é preciso ficar de olho na concorrência. O benchmarking nada mais é do que a busca por referências e boas práticas para serem reproduzidas ou adaptadas em sua empresa

  • • BSC: Indicadores Balanceados de Desempenho, na sigla em inglês. É a análise do desempenho da empresa e deve ser feito com regularidade para que você possa identificar novas oportunidades de investimento ou corte de gastos que não estavam previstos no planejamento

  • • Business Intelligence: processo de coleta e organização de dados por meio de monitoramento. Pode ser feito, por exemplo, com aplicativos ou até mesmo com uma pesquisa de opinião. Quanto mais informação você tiver do mercado, do público-alvo e dos seus clientes, melhor!

  • • Capital de giro: verba necessária para manter as despesas operacionais do dia a dia. No planejamento, além do investimento inicial, é preciso separar uma verba para as despesas fixas e para os imprevistos

  • • Compliance: mais um termo em inglês e que significa “agir de acordo com as regras”. Nada mais é do que não cometer irregularidades, ser honesto e ético

  • • Ebitda: dentro do administrativo, o Ebitda é o que a empresa consegue gerar de receita, sem levar em consideração os gastos com impostos e taxas

  • • Endomarketing: ações de marketing voltadas para o público interno, ou seja, os funcionários. Pode ser um e-mail marketing informando novos benefícios ou ações de integração entre a equipe

  • • Turnover: se você tem muitos funcionários chegando e se demitindo, você tem um turnover (ou rotatividade de funcionários) alto. Nesse caso, é bom parar e repensar o que você pode fazer de diferente para que os colaboradores queiram ficar mais tempo na sua empresa
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