Explique aos seus alunos o que é o trânsito fantasma

Motoristas com anos de experiência já estão acostumados com o engarrafamento fantasma, aquele que trava as vias por um tempo, aparentemente sem explicação, pois não há acidentes, gargalos ou desvios que possam justificá-lo. E, de repente, os carros voltam a circular normalmente. O problema é que quando essa situação ocorre, com um condutor menos experiente, pode acontecer um acidente, gerando um congestionamento real no trânsito, por conta da colisão.

Ao orientar seu aluno sobre essa questão, avise que, na prática, é quase impossível evitar o congestionamento fantasma. O principal motivo para esses engarrafamentos inexplicáveis é a falta de uma distância segura entre um veículo e outro. Quando isso acontece, qualquer freada do carro da frente faz com que o de trás diminua a velocidade bruscamente, fazendo com que os carros que vêm na sequência precisem frear ainda mais forte para evitar uma colisão. Essa onda de desaceleração vai fazer com que os carros parem totalmente em algum ponto mais a frente.

A distância ideal entre um carro e outro varia muito de acordo com a velocidade dos veículos. Dentro das cidades, por exemplo, pode-se calcular 1 ou 2 carros de distância para o carro da frente, tomando cuidado para que o motorista de trás também não fique muito próximo.

Voltar
Compartilhe: