Nova legislação para iluminação dos carros entra em vigor em 2021

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou no final de maio uma resolução sobre as novas regras para os sistemas de iluminação dos automóveis a partir de 2021. A ideia é adequar a legislação às tecnologias lançadas nos últimos anos e aumentar a segurança nas estradas, obrigando, por exemplo, as montadoras a colocarem luz diurna de LED (DLR) em todos os carros novos.

Além disso, a resolução determina que as lâmpadas dos sistemas de iluminação sejam azuis no caso de veículos de socorro e salvamento – ambulâncias, viaturas e carros de bombeiro, por exemplo – e brancas para os outros automóveis. O problema é que mesmo a luz branca tende a parecer amarelada ou azulada, dependendo da temperatura, então, quando a lei estiver em vigor, é bom andar com o manual do proprietário para esclarecer possíveis dúvidas em caso de blitz.

A partir de 2021, será proibido trocar as lâmpadas por modelos diferentes daqueles de fábrica, ou seja, nada de mudar a original halógena – aquela com filamento – por uma versão LED, mesmo sabendo que elas são mais econômicas e duram mais. Portanto, se queimar, será preciso substituir por uma igual. Quem descumprir a lei, será multado.

É claro que essas mudanças vão demorar um pouco para chegar, mas é bom já ficar de olho e orientar seus clientes que gostam de modificar o carro.

Voltar
Compartilhe: