Um carro abandonado na rua. E agora?

Vira e mexe, encontramos um carro abandonado na rua. Além da poluição visual, esses veículos podem ser um perigo para os moradores que estão próximos, pois podem atrair insetos e virar focos de doenças, como a dengue e chikungunya. Muita gente não sabe o que fazer nessa situação, então, leve esse assunto para sua autoescola.

Primeiro, quem acionar? Na maioria das cidades brasileiras, é a própria prefeitura que se encarrega de notificar os donos ou rebocar o carro até um pátio, mas é possível denunciar. Em São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, é só ligar para 156. Já no Rio de Janeiro, a responsabilidade é da polícia civil, que deve ser acionada pelo 190.

E cada cidade tem seus próprios procedimentos. Muita gente acha que basta ligar e imediatamente o carro vai ser removido, mas não é bem assim. Em São Paulo, as subprefeituras de cada região se encarregam de checar as denúncias e investigar se tem algum boletim de ocorrência relacionado ao veículo abandonado. Se estiver tudo certo, um aviso será colado no automóvel e, se depois de 5 dias ele ainda estiver no mesmo lugar, aí sim será guinchado. Normalmente, o processo leva 1 mês.

Somente no ano passado, cerca de 1.300 carcaças foram recolhidas das ruas de São Paulo, um número recorde. Se for para o pátio, o veículo só pode ser recuperado se uma multa de R$ 17 mil for paga, além dos gastos com guincho, diárias de pátio e todas pendências de impostos, como IPVA e Licenciamento. Então é bom pensar bem antes largar o carro por aí.

Voltar
Compartilhe: