Veículos com IPVA atrasado são notificados em SP

Motoristas em débito com o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) entre 2012 e 2016, começaram a receber notificações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo com as cobranças. Se seu cliente foi notificado, mas não reconhece a dívida, avise que é possível enviar uma defesa pra não ter que pagar um valor indevido.

É importante lembrar que a cobrança vem também com 20% a mais referente à multa pelo atraso e também juros de mora. Após o recebimento, o dono do carro tem 30 dias para pagar ou se defender. Na própria correspondência, estão as orientações de defesa. Se seu cliente preferir, esse serviço pode ser feito por um despachante, assim, ele economiza tempo e evita dores de cabeça tendo que ir e voltar ao posto fiscal mais próximo.

Caso o prazo de 30 dias seja descumprido, o dono do carro tem seu nome inscrito na dívida ativa do Estado, administrado pela Procuradoria Geral do Estado. Nesses casos, a multa pode passar de 20% para 100% do valor cobrado e o devedor também precisa pagar despesas com advogados. Então, é bom ficar atento.

Voltar
Compartilhe: