Já conhece o dispositivo antifraude da nova CNH?

Desde maio, a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) está sendo emitida com o QR-Code, um tipo de código de barras que fica na parte interna do documento. Essa é uma das medidas de segurança impostas pelo Contran (Conselho Nacional de Segurança), com o intuito de diminuir fraudes ou falsificações.

Esse código pode ser lido com a câmera do celular no aplicativo Lince. Ele dá acesso a um banco de dados com as informações do motorista, como foto, nome completo e número da CNH. Dessa forma, os agentes de fiscalização podem confirmar a identidade do condutor com mais facilidade e descobrir, em tempo real, se o documento é verdadeiro.

Uma das vantagens é que qualquer pessoa interessada em comprovar os dados de alguém – para uma contratação de trabalho, por exemplo – pode baixar gratuitamente o app, que funciona em aparelhos com sistema operacional Android ou iOS. E o melhor: não é preciso ter internet para acessar as informações.

O banco de dados é administrado pelo Serpro (Serviço de Processamento de Dados), do Governo Federal, que é o responsável por atualizar os cadastros e inserir novos motoristas. Se seu cliente ainda tem o modelo antigo da CNH, pode deixá-lo tranquilo, pois não há necessidade de trocar imediatamente. As substituições serão feitas conforme o prazo de validade. O esperado é que todos tenham o documento com o QR-Code nos próximos 5 anos.

Voltar
Compartilhe: