Evite multas: confira dicas para aumentar a vida útil dos pneus

Rodar com o pneu careca é, além de irresponsabilidade, uma infração grave. Apesar do argumento de muitos motoristas de que o CTB (Código Brasileiro de Trânsito) não especifica o pneu careca como violação, a lei é clara sobre a punição de veículos em mau estado de conservação e com a segurança comprometida. Então, vale alertar seu cliente: quem for pego em flagrante paga R$ 195,23 e ainda leva 5 pontos na carteira.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determina que um pneu com sulcos (os frisos na borracha) abaixo de 1,6 milímetros já está careca. Nesse ponto, a estabilidade do carro fica comprometida e aumentam as chances de derrapagem ou aquaplanagem, por isso é sempre bom ficar de olho. Uma boa maneira de verificar é colocando uma moeda de R$ 1,00 no meio dos frisos. Se a borda dourada não aparecer, ainda não é hora de trocar, caso contrário, é bom procurar uma oficina.

O tempo médio de duração de um pneu varia muito conforme o uso, mas é possível prolongar sua vida útil com essas dicas:

  • Calibragem: A pane seca é uma infração média, gera uma multa de R$ 130,16 com 4 pontos na carteira

  • Manutenção: manter o veículo balanceado e alinhado evita desgastes

  • Direção: saídas e frenagens bruscas são muito prejudiciais, não é à toa que se usa a expressão queimar pneu

  • Cuidado com o nível: passar em alta velocidade por cima de buracos, valetas ou subir em guias danifica a estrutura do pneu. Se não der para evitar, é preciso muita calma para seguir o mais devagar possível

  • Rodízio: muitos motoristas fazem a troca dos pneus entre os eixos, para que eles se desgastem por igual. Esse rodízio é feito a cada 5 mil quilômetros, e o dono do carro pode optar por inverter os dianteiros com os traseiros ou fazer uma troca cruzada, até que seja hora de comprar um novo

  • Inspeção profissional: mesmo que o pneu pareça novinho em folha, uma inspeção profissional é fundamental a cada 15 mil quilômetros
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