Carro na reserva pode gerar multa

Andar com o carro na reserva se torna um hábito que, apesar de parecer inofensivo, pode causar muitos problemas e mais gastos. Se a ideia é economizar, essa não é a melhor forma: é possível ser multado, caso o carro pare de funcionar por falta de combustível – a famosa pane seca! Para evitar essa situação, é bom manter o carro abastecido. Então, avise seu cliente para ele não marcar bobeira.

O tanque reserva tem entre 5 e 10 litros e, na teoria, deve servir apenas para garantir que o carro chegue no posto de gasolina mais próximo. Quando o veículo avisa que precisa de combustível significa que o reservatório está completamente seco – ao contrário do que muita gente acredita, o tanque reserva não faz parte do principal – e isso pode prejudicar o motor de diversas formas.

Conheça os principais motivos para não deixar o carro na reserva e alerte seu cliente:

  • 1) A pane seca é uma infração média, gera uma multa de R$ 130,16 com 4 pontos na carteira

  • 2) A possibilidade de acumular impurezas no fundo do tanque aumenta quando o carro fica sem combustível por muitas vezes. Essas partículas circulam dentro do motor e causam aumento da temperatura, em casos mais graves, entupimento do filtro de combustível e pane no motor

  • 3) As bombas de combustíveis dos carros mais modernos ficam dentro do próprio tanque. Se ficarem muito secas, param de funcionar e precisam ser trocadas. O preço dessa substituição é salgado: a partir de R$ 1.500,00 sem contar a mão de obra

  • 4) Em ladeiras e curvas fechadas, quando o veículo exige mais do motor, o ar circula por onde o combustível deveria estar passando, como resultado: superaquecimento e pane do motor.
Voltar
Compartilhe: