Ensine seus alunos como dar carona de moto com segurança

Pilotar uma motocicleta com alguém na garupa não é uma tarefa das mais fáceis se o piloto não tem experiência e o passageiro não sabe como se comportar em cima da moto. Para ajudar seu aluno a correr menos riscos nas ruas, aproveite as aulas práticas para dar dicas que podem ser repassadas também aos caronas:

1) Sempre esperar o piloto subir na moto primeiro: essa é a mais básica de todas as regras, mas ainda assim, tem quem tente subir antes do condutor. Isso pode causar acidentes com a motocicleta mesmo parada, pois, com o peso extra, as chances de a moto tombar e cair em cima das pessoas é grande.

2) Uso de capacete: item obrigatório para quem quer andar de moto por aí, mesmo na garupa. De acordo com as leis brasileiras, o equipamento precisa ser fechado, com viseira e queixeira. Modelos tipo “coquinho”, que cobre só até a orelha, são proibidos.

3) Escolha da roupa: usar roupas capazes de proteger o corpo de vento, chuva, sol, das partes quentes da moto e com o mínimo de proteção em caso de queda.

4) Lugar certo para segurar: na moto, o passageiro é o próprio cinto de segurança, então é bom segurar firme! Para não ter erro, ele deve passar os braços em volta da cintura do piloto, sem apertar demais, para não causar desconforto. Nessas horas, é importante que o piloto avise se estiver se sentindo incomodado.

5) Evitar movimentos bruscos:nada de ficar pulando na garupa para se ajeitar e muito menos fazer “contrapeso” nas curvas. O passageiro deve acompanhar a inclinação do piloto para não desequilibrá-lo.

6) Atenção: a moto tem muitas peças que esquentam com facilidade e causam queimaduras. Por isso, os pés devem ficar o tempo todo bem apoiados nas pedaleiras.

7) Ser responsável: muitos acidentes poderiam ser evitados se não fosse pelo descuido dos passageiros. Tentar ficar em pé na moto em movimento está fora de cogitação! Se quem estiver pilotando e sentir uma movimentação estranha, deve encostar num lugar seguro e parar o veículo o mais rápido possível.

Informação nunca é demais! Aproveite para compartilhar essas dicas com seus clientes.

Voltar
Compartilhe: