Carros com sensores no cinto de segurança podem virar regra no Brasil

O uso de cinto de segurança é obrigatório para todos os motoristas que dirigem no Brasil. Por aqui, se alguém for pego sem ele, leva multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Ainda assim, essa infração é uma das 10 mais cometidas no País. Para garantir o cumprimento da lei, um projeto está em votação no Senado e quer garantir que todos os veículos saiam de fábrica com sensores que impedem seu funcionamento se motorista e passageiros não estiverem com o cinto.

Esse tipo de dispositivo já existe há alguns anos e é bastante comum em carros importados, mas por aqui ainda não é muito usado. No caso do motorista, em geral, o sensor identifica apenas se o cinto está afivelado. Já para os passageiros, também há sensores de pressão no banco para saber quantas pessoas estão no carro e se estão seguras. Se alguém não estiver, o carro até liga, mas não sai do lugar.

Todos precisam ter consciência da importância de usar o cinto não só porque a lei obriga, mas porque ele é capaz de salvar vidas. De acordo com a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), nos bancos dianteiros, seu uso diminui o risco de morte em até 45%. Nos bancos traseiros, a taxa de sobrevivência aumenta para 75%. Lembre isso a seus alunos sempre que disserem que não gostam ou que se sentem incomodados de usar o cinto.

Voltar
Compartilhe: