Dicas para motoristas de primeira viagem

Seu aluno vai receber a carteira de habilitação? Na hora de pegar o volante pela primeira vez, é possível que o frio na barriga apareça e o peso da responsabilidade o atrapalhe. Saiba como ajudá-lo com dicas bem simples:

Respirar fundo
É básico, pois a calma é o motor da nossa atenção no volante. Praticar exercícios de respiração pode ser tão útil quanto usar seta e retrovisores, conhecer as leis de trânsito e ficar de olho no limite de velocidade.

Praticar o máximo possível
De preferência, nas ruas mais tranquilas, só pra começar! E é importante focar no que tem menos domínio: se a dificuldade é manobra de estacionamento, troca de marcha ou controle de embreagem, incentive seu aluno a praticar repetidamente.

Cuidar da manutenção
Para não passar nenhum sufoco, seu cliente deve verificar água e óleo, calibrar pneus e encher o tanque de gasolina – tudo periodicamente. Deixar para a última hora é sempre arriscado.

Prestar atenção nos sinais
Lá vai: a marcha – se forçada, desgasta o veículo e desperdiça combustível e, reduzida, é bom quando o veículo está perdendo força. Se o motor estiver mais quente que o normal, problema: pode significar falta de água.

Ficar na faixa da direita
Deixa tudo mais fácil, pois as ultrapassagens são feitas na faixa da esquerda. Quanto mais velocidade o carro tiver, menos segundos de reação o motorista tem.

A autoconfiança é fundamental nesse momento. Por isso, vale estar sempre atento às boas práticas que podem trazer segurança e serenidade para seu aluno.

Voltar
Compartilhe: