Baú para motos não está proibido! Informe as novas regras de uso aos seus clientes

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) publicou uma portaria sobre as adaptações que podem ser feitas nos veículos que está dando o que falar – especialmente entre os motociclistas. Isso porque entre os itens citados está o baú de transporte, usado por profissionais de entregas. Muita gente entendeu que o equipamento seria proibido, mas não é bem assim.

A portaria n°60 de 2017 determina que quem trabalha com motofrete, ou seja, motoboys e motofretistas, pode colocar a grelha ou baú, mas, deve solicitar um novo documento, já que a moto passa a ser destinada ao transporte de cargas, e não de passageiro. Quem utiliza a motocicleta apenas como meio de transporte, não precisa fazer vistoria ou nova documentação.

Então, se você tem um cliente que usa a motocicleta como ferramenta de trabalho, é bom dar a dica para ele, pois as regras estão valendo desde 27 de maio e quem for pego em desacordo com a lei pode ter a moto apreendida. Para que ele atenda o que exigido pela lei é simples:

Praticar o máximo possível

1) Pedir ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) uma autorização de modificação veicular

2) Fazer a vistoria preliminar

3) Instalar o equipamento de carga

4) Voltar ao Detran, fazer a nova vistoria e solicitar o CRV (Certificado de Registro de Veículo), que deve constar a mudança de categoria para transporte de carga

Os valores cobrados pelas vistorias e novos documentos variam em cada região do Brasil, é importante verificar no Detran do seu estado o preço do serviço para informar seu cliente corretamente.

Voltar
Compartilhe: