Ajude seu cliente a não comprar gato por lebre

Comprar um carro usado requer muita paciência, pesquisa para encontrar os melhores preços e não ter dor de cabeça no futuro. Nessas horas, a ansiedade só atrapalha e faz algumas pessoas não perceberem que podem se enganadas para comprar um carro velho no lugar de um em bom estado. Por isso, é fundamental prestar atenção e desconfiar de valores muito baixos. Se o seu cliente procura um carro usado, não deixe dar dicas que evitam problemas, especialmente para compra on-line:

• Desconfie de preços muito baixos: e com anúncios de carro não é diferente. A tabela FIPE traz o preço médio de revenda de cada modelo de carro – é claro que ela é apenas uma referência, mas ofertas pela metade do valor da tabela já deve acender a luz amarela

• Fotos ruins: se a ideia é vender, o anúncio deve, no mínimo, ter boas imagens, certo? Por isso mesmo, caso todas as fotos estejam desfocadas, tremidas, em ângulos ruins ou muito de longe, talvez o vendedor esteja querendo esconder problemas na lataria. Claro que pode ser apenas um caso de péssimo fotógrafo, mas é bom dar uma boa olhada ao vivo antes de fechar o negócio

• Pedidos de pagamento para reserva do carro: seu cliente jamais deve pagar nada antes de ver o carro. Se o vendedor exigir qualquer valor, é melhor procurar outro carro porque pode ser golpe.

• O conto do único dono: todo mundo quer valorizar seu produto, mas isso não deve ser baseado em mentiras. Carros que só tiveram um proprietário costumam ter um preço melhor, mas nem sempre o anúncio é real. Antes de de comprar, diga ao seu cliente para comparar o nome impresso no manual do carro e nota fiscal com o que está na documentação atual

• Atenção ao hodômetro: infelizmente não é difícil adulterar o marcador de quilometragem. Para evitar surpresas desagradáveis, diga ao cliente para dar uma boa olhada no interior do carro, lataria e pneus para ver se eles combinam com os quilômetros anunciados. Um carro com menos de 20 mil km não vai estar todo destruído por dentro, certo? Algumas oficinas têm um scanner para verificar a real rodagem do carro. Talvez, seu cliente possa convidar o vendedor a visitar um desses lugares, se ele der muitas desculpas para não ir, provavelmente é uma cilada

Voltar
Compartilhe: