Pare! Não tente burlar o sono

Todos sabem que direção e bebida alcoólica é uma combinação arriscada e, por vezes, fatal. Mas o que pouco é lembrado e falado é o fato de que alguns motoristas assumem a direção cansados e com sono – o que também é perigoso e traz riscos à vida do condutor e de terceiros.

Um estudo conduzido pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) aponta a sonolência como causa de 20% de todos os acidentes de trânsito no País. De acordo com os resultados da pesquisa, os horários com mais incidência de acidentes são durante a madrugada e após o almoço.

Com 495 pessoas entrevistadas, a pesquisa mostrou que 40% dos condutores já ziguezaguearam na estrada e metade já teve de estacionar na via por sonolência. Também foi constatado que 61% dos participantes costumam dirigir no dia seguinte a uma noite mal dormida, enquanto outros 10% afirmaram já ter dirigido com sono.

Não corra risco!
Beber água ou café e ouvir música alta tiram o sono por apenas alguns minutos e não evita os cochilos de 4 ou 5 segundos. Pode parecer pouco, mas nesses segundos em alta velocidade, percorre-se uma grande distância sem prestar atenção no trânsito.

Um motorista com sono sente dificuldades em manter os olhos abertos e focados, além dos pensamentos ficarem vagos e desconexos. O condutor começa a piscar mais lentamente e sente dificuldades em manter a mesma velocidade, podendo até sair da pista. Não notar sinalizações, retornos ou errar o caminho também consequências do excesso de cansaço.

Esqueça qualquer tentativa de burlar a sonolência. O que realmente funciona é não pegar o volante nesse estado, evitar dirigir por períodos longos sem parada, principalmente depois de uma noite mal dormida ou um longo dia de trabalho.

Voltar
Compartilhe: