Como andam as finanças do seu CFC?

Planejamento financeiro é extremamente importante para manter as contas em dia, especialmente em momentos de crise. Antes de entender como anda a saúde financeira da sua empresa, é preciso um olhar analítico para alguns demonstrativos, entre eles o Fluxo de Caixa e o DRE (Demonstrativo de Resultados no Exercício).

O fluxo de caixa é mais simplificado e imediato, perfeito para o acompanhamento do dia a dia. Com esse demonstrativo, é possível saber o que entrou e saiu de dinheiro, tornando mais fácil comparar os saldos da abertura e do fechamento de cada mês.

Já o DRE é mais detalhado e oferece, além dos saldos, as origens e os destinos de cada operação – pagamento de contas, recebimento de novos contratos, entre outros – e também leva em conta juros de parcelas, débitos, dívidas, aplicações e investimentos. Então, dá para ter uma noção de quantas vendas são necessárias para quitar o que foi investido e passar a ter um lucro real, por exemplo. A partir daí, você pode traçar uma trajetória mais certeira para os próximos meses, tendo certeza de que será possível pagar todas as contas.

Com esses resultados, você faz um acompanhamento completo de como andam suas finanças e pode, mês a mês, ajustar sua estratégia de acordo com os resultados. Além do balanço anual, é importante ter um balanço trimestral para não perder de vista todas aquelas metas definidas no seu planejamento anual.

Voltar
Compartilhe: