Você sabe como funciona o bafômetro?

Nos dias de hoje, “bafômetro” é uma palavra comum de ser ouvida não só por motoristas, mas também pela população em geral. Isso por que há quase uma década entrou em vigor a Lei Seca, que mudou os hábitos de condutores que insistiam na perigosa combinação de ingestão de álcool e volante.

Os bafômetros ou etilômetros - como são conhecidos em algumas regiões do país - são aparelhos usados pela polícia para identificar o nível de álcool no sangue dos. O funcionamento é simples: basta um sopro no equipamento para que a medição seja feita e, em casos de constatação da ingestão de bebidas alcoólicas, a infração seja constatada.

Fazer o teste não é obrigatório, mas caso seu cliente se recuse a soprar o bafômetro e a autoridade policial identificar sinais de embriaguez, ele será multado e pode ter o carro e o direito de dirigir cassados.

Alerte o seu cliente!

Na internet circulam inúmeras “dicas” de como burlar o bafômetro, mas seu cliente não deve cair nessa. É impossível enganar o equipamento, uma vez que camuflar o hálito é inútil – a medição acontece por meio do ar expelido. A solução para não se encrencar e ser multado é simples: se beber, não dirija!

Voltar
Compartilhe: