Seu cliente sabe o que é recall?

Todo mundo já deve ter visto propaganda ou notícia de recall de montadoras, mas muita gente ainda tem dúvida sobre o que fazer e se é preciso pagar pelos reparos feitos no carro.

Em 2016, por exemplo, 122 campanhas de recall foram feitas no Brasil, com 1.661, 064 veículos atendidos. Os principais defeitos foram registrados em airbags, freios, sistemas eletrônicos e elétricos, motor ou segurança.

Pensando nisso, separamos as dúvidas mais frequentes. Confira:

O que é recall?

Se um produto tem defeito de fábrica e esse erro tiver potencial para causar acidentes, as fábricas podem fazer o recall, que é o recolhimento do lote defeituoso para que possa ser consertado ou substituído por um novo.

É preciso pagar pelo recall?

Não. Para o dono do veículo o conserto será sempre gratuito.

É possível fazer o conserto em outra oficina?

Não. Em casos de recall, a montadora é a única autorizada a substituir peças. Mas, se o seu cliente consertou o carro antes de a marca publicar o recall, ele pode pedir um reembolso.

A montadora é obrigada a fornecer veículo reserva?

Se o carro ficar parado por muito tempo, sim. Em outros casos, pelo menos a corrida de táxi para ir e voltar da montadora deve ser paga pela marca.

Onde se informar sobre o recall?

Nos sites do Ministério da Justiça, Procon e Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

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