Já pensou em como seria mais fácil ter documentos como RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e título de eleitor unificados? Perder ou ser roubado causa um grande tormento para recuperar a documentação, pois é preciso ir a vários órgãos diferentes e enfrentar uma burocracia que parece não ter fim. Bom, tudo isso pode ficar muito mais fácil, se o projeto de criação da Identificação Civil Nacional, já aprovado pela Câmara, passar também pelo Senado Federal.
A proposta prevê a existência de um cadastro único, ligado à digital do contribuinte, no qual constariam cerca de 20 documentos. Cada um continua a ter seu próprio número, mas só para constar em banco de dados, porque o novo documento terá um número geral e é ele que você vai usar. Outra novidade: o modelo apresentado é de plástico rígido e contém um chip de segurança, como os cartões de crédito atuais.
O órgão responsável pela expedição dos cartões será a Casa da Moeda, mas quem deverá administrar o banco de dados, garantir seu funcionamento e também a boa comunicação entre todos os órgãos envolvidos é o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que já tem as informações biométricas dos brasileiros. Se aprovada a lei, a substituição deve ser feita gradualmente, conforme esses documentos forem perdendo a validade.