Ajude seu cliente na tarefa de escolher o carro novo

Como o carro é um dos assuntos comuns de sua profissão, é provável que seus clientes já tenham pedido sua opinião na hora de comprar e vender um veículo. Que tal aprender um pouco mais sobre os fatores que influenciam na tomada de decisão e aprimorar sua consultoria?

  • 1) Orçamento
     Definir o teto de gasto com a compra é o principal ponto de partida, independentemente de o seu cliente escolher pagar
     à vista ou financiado. No caso do parcelamento, ele tem que estipular o valor máximo por mês que quer ou pode pagar.

  • 2) Novo, seminovo ou usado?
     Essa pergunta já é mais complicada. Os carros usados costumam custar menos, mas tendem a exigir manutenção
     maior, então podem não sair tão mais em conta. Os seminovos têm a vantagem de não ter tantos problemas
     mecânicose são mais baratos que os novos. Já os 0km têm a seu favor a questão da garantia. Outro ponto que deve
     ser considerado são os adicionais. Nesse quesito, usados e seminovos acabam sendo mais vantajosos porque
     costumam já estar com tudo que o motorista precisa. Um seminovo com ar-condicionado, travas e vidros elétricos
     ainda pode ser mais barato que um novo “pelado”.

  • 3) Quais modelos e versões ideais?
     Assim como cada motorista tem uma necessidade diferente, cada carro tem suas particularidades. Carros grandes,
     como os modelos sedan ou SUV com porta-malas espaçosos são ideais para família. Já os compactos e hatches são
     perfeitos para pessoas solteiras ou casais sem filhos. Quem viaja muito e costuma pegar estrada prefere motores
     mais potentes, mas se o veículo vai ser mais usado dentro da cidade, para deslocamentos curtos, uma versão 1.0 dá
     conta do recado. Converse com seu cliente e tente entender o perfil dele.

  • 4) Análise de concorrentes
     Comprar carro não é fácil e, mesmo depois de todas essas dicas, ainda é preciso comparar as marcas e modelos
     do possível eleito. Se estão todos na mesma categoria, é mais fácil avaliar os prós e contras de cada um pela internet.
     Há muitos portais, blogs e canais do YouTube especializados nesse tipo de conteúdo.

  • 5) Teste drive
     É muito importante dirigir o carro antes de comprar. O modelo nem sempre corresponde às expectativas, então, é
     melhor que seu cliente descubra isso antes de comprar.

  • 6) Ajuda profissional
     Se o modelo escolhido for um usado ou seminovo, recomende a seu cliente levar um mecânico de confiança
     para vistoriar o carro. Isso pode poupar muito dinheiro no futuro.
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