Vidro escuro pode resultar em multa

O insulfilm é sempre um dos primeiros itens a serem instalados no carro pelo novo dono, e existem bons motivos para querer aplicar uma película escurecedora nos vidros. A tecnologia de hoje permite que o material ofereça, além da privacidade, mais segurança contra vandalismo ou pedradas, por exemplo, e também diminuição da temperatura interna do carro.

Apesar de todas essas vantagens, é preciso ter cuidado: quem usa insulfim mais escuro do que determinado pela legislação pode receber multa e pontuação na carteira, além de ter o filme removido. Por isso, oriente seu cliente a fazer escolhas dentro da lei para evitar prejuízos.

Nos vidros dianteiros, o material deve permitir luminosidade de 75%. É importante saber que é proibido aplicar a película no vidro do para-brisa, pois ele já sai de fábrica 30% mais escuro que os demais. Já para os traseiros, a transparência não pode ser inferior a 28%.

Esse tipo de infração costuma ser fiscalizado por policiais durante blitzes, com um aparelho chamado Luxímetro, que mede justamente a passagem de luz através da película. Além do grau de escurecimento, existe outro fator deve ser observado: a lei proíbe o uso de materiais reflexivos, então, oriente seu cliente para que ele faça as melhores escolhas.

Voltar
Compartilhe: