Ajude seu cliente a evitar suspensão da CNH

Uma multa leve aqui, outra média ali, e quando seu cliente se dá conta, já ultrapassou os 20 pontos permitidos em 12 meses. Resultado: habilitação suspensa.

Tentar não cometer infrações ainda é o melhor jeito de prevenir que isso aconteça, então, incentive seu cliente a entrar sempre no site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para checar o status da pontuação e evitar surpresas desagradáveis. Em alguns Estados, essa consulta pode ser feita também pelo aplicativo, basta ter o cadastro de usuário e senha para acessar as informações.

É muito importante esclarecer as dúvidas sobre esse processo, pois muitos motoristas acham que os pontos acumulados expiram a cada novo ano e não é bem assim. Como você já sabe, cada infração permanece no cadastro por 12 meses, e conforme o condutor vai recebendo novas multas, esses pontos vão se acumulando até que as mais antigas comecem a ser removidas do sistema – à medida que forem completando 1 ano.

O prazo do Detran para encaminhar a notificação de suspensão é de até 5 anos. Depois deste período, não será mais possível reter a CNH do condutor infrator, então, se ele receber alguma notificação, pode recorrer.

Quem tem a habilitação cassada por excesso de pontos pode ficar de 6 meses a 1 ano sem dirigir. Se for reincidente, de 8 meses a 2 anos. Além dos pontos, existem outras infrações que geram suspensão da habilitação, já falamos delas aqui. Aproveite e tire suas dúvidas.

Voltar
Compartilhe: