Conheça as 5 multas mais aplicadas em 2016

Sabe quais foram as multas de trânsito mais cometidas em 2016? Como era de se esperar, os apressadinhos foram os campeões, mas algumas infrações que não envolvem o excesso de velocidade também foram bem recorrentes. De acordo com o Renainf (Registro Nacional de Infrações de Trânsito), o número de penalidades aplicadas em 2016 foi 18% maior do que em 2015. Confira o ranking:

1º e 2º lugares – excesso de velocidade
Trafegar até 20% acima do limite de velocidade liderou. Essa é uma infração média e mais de 11 milhões de motoristas foram autuados. Em 2º lugar, estão as multas graves por dirigir entre 20% e 50% acima da velocidade. Cerca de 2,5 milhões de infratores foram penalizados.

3º lugar – faróis desligados durante o dia
A lei passou a valer em julho de 2016 e gerou 403.468 multas. Lembre seus alunos que usar farol baixo é obrigatório em rodovias e túneis. Quem descumprir, recebe uma penalidade média. Na dúvida, ligue os faróis antes de sair de casa.

4º lugar – não usar cinto de segurança
O cinto de segurança deveria ser um item indispensável para motorista e passageiros, mas algumas pessoas acham desnecessário ou incômodo. O resultado: 388.771 penalizações em 2016!

5º lugar – não respeitar a proibição de veículos
Seja por conta de rodízio ou faixas proibidas para determinados veículos – motos ou caminhões, por exemplo –, o motorista que desrespeita essas leis recebe infração média. No ano passado, foram aplicadas quase 380 mil multas por esses motivos.

Agora que você já sabe quais são as penalidades mais cometidas, fica fácil identificar os pontos que precisam ser reforçados durante as aulas.

Voltar
Compartilhe: