Evite calotes em 2017

A inadimplência é um dos maiores vilões de qualquer negócio. Quando um cliente deixa de pagar, já usufruiu de todo o investimento que você fez em treinamentos e equipamentos, e esse dinheiro pode nunca ser recuperado. Infelizmente, em tempos de crise, a tendência é que o problema cresça, por isso, é importante blindar sua empresa para enfrentá-lo.

Em primeiro lugar, é importante contratar um serviço de análise de crédito para novos clientes (como a Serasa Experian, o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito – ou a Associação Comercial de sua cidade). Mas de nada adianta analisar o crédito, se você não tem um sistema de cobrança eficiente. Deixe bem claro em contrato quais os procedimentos em caso de inadimplência, e caso precise fazer uma cobrança judicial, tenha todos os comprovantes em mãos, isso vai facilitar muito seu trabalho. No caso dos donos de autoescolas, é sempre bom estar atento às datas de pagamentos dos alunos, para evitar que novas aulas sejam marcadas enquanto os débitos não forem quitados.

Você não aceita cartões no seu CFC (Centro de Formação de Condutores)? É bom repensar essa condição. Com os cartões, você pode parcelar o valor do curso e ter a garantia de pagamento. Se ainda está na dúvida, coloque na ponta do lápis quanto deixa de arrecadar com cheques sem fundos e boletos não pagos e o valor anual para manter o sistema de cartões à disposição, você vai ver que a maquininha compensa. E, por fim, seja organizado. Só assim você conseguirá identificar a falta de pagamentos antes que a situação fique descontrolada.

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