Você é um chefe ou um líder?

Você é respeitado ou temido? Costuma ser grosseiro com que está abaixo de você? Pode não parecer, mas essas atitudes fazem toda a diferença no rendimento da sua equipe.

Um teste rápido ajuda a descobrir qual é o seu perfil. A seguir, escolha as opções que mais têm a ver com seu comportamento:

Feedback

1) Chefe: não tem o hábito de avaliar a equipe, mas é bem rápido para apontar os erros dos colaboradores.
2) Líder: está sempre avaliando o time, apontando os erros de maneira a corrigir e não apenas chamar a atenção deles. Não economiza elogios na ocasião certa.

Postura

1) Chefe: autoritário, arrogante e nervoso. Se acha no direito de gritar com os colegas e não se importa com o sentimento. Outra característica marcante é a falta de vontade em esclarecer dúvidas.
2) Líder: totalmente acessível, está sempre disposto a tirar dúvidas e ajudar o grupo. Mesmo nos momentos mais estressantes, mantém a calma, a cordialidade e a educação com a equipe.

Divisão de tarefas

1) Chefe: centraliza todas as tarefas, mesmo sabendo que não consegue dar conta de todas. Não é raro ouvi-lo dizer que não há pessoas qualificadas o suficiente para substitui-lo. Mas essa atitude só demonstra o medo de perder o emprego.
2) Líder: sabe reconhecer os talentos da equipe e consegue distribuir as tarefas de acordo com a especialidade de cada um.

Espírito de equipe

1) Chefe: quando as coisas dão errado, culpa a equipe, mas, quando algo dá certo, toma os créditos para si.
2) Líder: reconhece sua parcela de culpa quando algo dá errado e divide com a equipe todas as glórias de projetos bem-sucedidos.

Se você escolheu “chefe” mais vezes, aproveite para refletir e tentar agir de maneira diferente. Uma equipe motivada pelo seu líder faz toda a diferença.

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