Punições mais severas para quem desrespeitar idosos e pessoas com deficiência

Ao estacionar, é comum ver motoristas usando indevidamente as vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência. Quem faz isso geralmente justifica: “é rapidinho”. Mas quem desrespeitar a lei agora vai pagar mais – desde novembro, a infração para quem estacionar em vagas reservadas passou de média para grave e a multa pulou de R$ 127,69 para R$ 293,47.

Como a lei também vale para estabelecimentos privativos, avise seus clientes que eles também podem ser multados e o carro removido. A fiscalização é feita por agentes de trânsito, tanto nas vagas de ruas quanto nos estacionamentos; por isso, se um veículo sem a identificação correta estacionar em lugar indevido, o dono do local ou funcionário deve chamar os responsáveis para autuar e rebocar o carro.

Essa alteração é importante, pois reconhece os direitos de ir e vir de todos os cidadãos e também reforça a preocupação com a inclusão de pessoas com deficiência. Para quem tem autoescola, esse é um importante tema a ser abordado nas aulas.

E não deixe de explicar como deve ser a solicitação do cartão do idoso ou da pessoa com deficiência. As regras variam em cada estado, então, é bom olhar o site do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) antes de dar informações.

Voltar
Compartilhe: