Por que a autoescola deve falar sobre respeitar o ciclista?

Na teoria, todos têm seu espaço no trânsito e devem ser respeitados, desde os caminhões até as bicicletas. Mas na realidade, os dados não mostram isso: 51% dos ciclistas já sofreram algum tipo de acidente, de acordo com pesquisa feita no Rio de Janeiro. Apesar de ser uma pesquisa local, o resultado reflete um panorama nacional, no qual cerca de 500 ciclistas morrem por ano em acidentes.

A educação no trânsito é um dos caminhos para mudar isso. Nesse quesito, Recife é exemplo. Por lá, um manequim é colocado no circuito da prova prática e os alunos precisam respeitar a distância mínima exigida por lei, 1,5 metros, do contrário, recebem 2 pontos de punição. Caso encostem no boneco, os candidatos são eliminados na hora. Essa é uma ótima ideia para ser replicada na sua autoescola, pois além de ser um investimento barato, é uma maneira eficaz de fazer com que aprendam o tema.

Outra atitude positiva é a elaboração de dias de conscientização sobre os riscos inerentes ao descuido com os ciclistas. Por não terem nenhum tipo de proteção além dos capacetes, eles tendem a ser muito mais vulneráveis, por isso, você pode convidar ciclistas para um bate-papo com os alunos para que todos se solidarizem com esta situação e passem a ter mais consciência no trânsito.

Voltar
Compartilhe: