Saiba como estimular o uso do capacete

Lugar de capacete é na cabeça, e não no ombro ou preso na garupa da moto, certo? Apesar de ser uma regra do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), muitos motociclistas não usam a proteção, especialmente em municípios menores ou do interior. Um dado ainda mais alarmante é que o jovem motociclista tende a praticar maiores imprudências. Para tentar dar fim à essa situação, é importante conscientizar os alunos durante as aulas teóricas e práticas.

Ressalte que, além de ser uma obrigação legal para o uso da moto, o capacete é um item que pode salvar vidas. Para isso, apresentar dados divulgados pelo Detran (Departamento Nacional de Trânsito) é uma boa. Por exemplo: o uso do equipamento reduz o risco de morte em até 40% e o risco de sequelas graves em até 70%.

Apesar de representarem apenas 27% da frota de veículos no País, as motocicletas são as mais envolvidas em acidentes. Assim, superam o atropelamento ─ que durante muito tempo foi a principal causa de mortes ou sequelados de trânsito. Cerca de 70% das solicitações do DPVAT (seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de vias Terrestres) são de vítimas relacionadas aos acidentes com moto, o que reforça a necessidade de manter a discussão sobre o tema com os alunos da sua autoescola.

Voltar
Compartilhe: