Saiba o que é preciso para dirigir fora do Brasil

Viajar para o exterior e dirigir por paisagens maravilhosas é o sonho de muita gente, mas antes de pegar a estrada e sair por aí, muitos motoristas ficam na dúvida sobre o que é necessário para dirigir fora do Brasil. Por isso, é importante que você esteja a par de tudo e oriente o aluno ou o cliente que está nessa fase de planejamento.

Por exemplo, você sabia que, para viagens com menos de 180 dias de duração, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) comum é válida em mais de 100 países? Para períodos maiores que esse, é preciso solicitar a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Este documento traduz a CNH para inglês, francês, espanhol, alemão, árabe e russo, além de ser impresso com a mesma validade da habilitação.

Solicitar a permissão é fácil, o motorista ou procurador deve comparecer a uma unidade do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou fazer o pedido pela internet, no site correspondente ao órgão do seu Estado. A taxa é de R$ 259,05 e quem optar por receber o documento em casa deve pagar também a taxa dos Correios de R$ 11,00.

Reforce que não são todos os países que aceitam a PID (Permissão Internacional para Dirigir), então, indique o site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) como fonte de pesquisa para que o cliente ou o aluno saiba se o destino está na lista de países que aceitam o documento. Depois de todas essas dicas, ficou fácil planejar uma viagem de carro para fora do País!

Voltar
Compartilhe: