Alerte seus clientes: dirigir embriagado é crime

Uma pesquisa recente mostrou um resultado chocante: 1 em cada 4 motoristas admite beber e dirigir. Essa é uma triste realidade que precisa ser mudada o mais depressa possível, e para isso, precisamos educar os motoristas, especialmente os novos, tarefa que precisa ser levada muito a sério pelos instrutores de CFC (Centro de Formação de Condutores).

Quase metade das mortes no trânsito estão relacionadas à combinação álcool e direção, e o motorista embriagado que causar alguma lesão grave ou morte nessas condições, é indiciado por homicídio doloso e recebe penas que variam de 2 a 4 anos de detenção, mas dependendo da situação, pode ser ainda pior.

Vale reforçar que o motorista pego em flagrante dirigindo embriagado paga uma multa de R$ 2.934,70, tem o veículo apreendido, recebe 7 pontos na carteira, além de ter o direito de dirigir suspenso por 1 ano. É claro que esses prejuízos nem se comparam aos danos causados aos envolvidos e seus familiares. O condutor precisa ficar atento. Desde 1º/11/2016, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) passou a considerar a recusa de fazer o teste do bafômetro como infração tão grave quanto dirigir embriagado, sujeito às mesmas punições. O Brasil já foi apontado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como um dos países onde mais pessoas morrem no trânsito. Para mudar esse cenário, toda ajuda é bem-vinda, por isso, incentive seus instrutores a terem essas conversas com os alunos.

Voltar
Compartilhe: