Incentivar a capacitação dos colaboradores é fundamental para quem quer manter a qualidade de atendimento dentro do estabelecimento. Mas, no caso das autoescolas, esse investimento supera a necessidade de se destacar entre a concorrência e é também uma exigência para seu funcionamento.
Quem é do ramo sabe: para que um CFC (Centro de Formação de Condutores) possa funcionar, é preciso provar que os instrutores são certificados pelo Serviço de Capacitação de CFC’s, órgão vinculado à coordenadoria do EDUTRAN (Educação para o Trânsito) responsável por qualificar recursos humanos para atuarem nas autoescolas. Existem várias escolas especializadas neste tipo de formação e os cursos precisam ter uma carga horária mínima de 180 horas.
No entanto, se você pretende ir além das suas obrigações e oferecer um diferencial no atendimento, invista em treinamentos para melhorar o relacionamento interpessoal dos instrutores e alunos, destacando questões como cordialidade, bom humor e clareza na comunicação. Um bom método de avaliação para estas qualidades é fazer uma aula com os instrutores de tempos em tempos, dessa forma você consegue identificar e corrigir as possíveis falhas.