Esclareça dúvidas sobre Habilitação Provisória

Muitos alunos consideram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) definitiva uma grande conquista. Para isso, é preciso passar pelo período da PPD (Permissão Para Dirigir), também conhecida como habilitação provisória. Nesse contexto, a autoescola tem o papel especial de orientar os clientes corretamente.

Para ter o documento, o primeiro passo é fazer os exames médico e psicotécnico. Depois, o aluno faz 45 horas de aulas teóricas, que terminam com uma prova. Além disso, o aluno da categoria B (automóvel, caminhonete, camioneta, utilitário) tem 25 horas de aulas práticas, das quais 5 devem ser no período noturno. Já o aluno da categoria A (motocicleta, ciclomotor, motoneta ou triciclo) tem 20 horas de aulas práticas, com 4 aulas no período noturno. E, finalmente, um exame prático.

É muito importante deixar claro que a PPD (Permissão Para Dirigir) tem validade de 1 ano. E reforce: nesse período, não é permitido repetir uma infração média, nem cometer nenhuma infração grave ou gravíssima. Caso contrário, além de pagar multas, o aluno pode ter a habilitação provisória suspensa e ter que começar o processo todo do zero. Isso deve ser levado em consideração quando chegar a habilitação definitiva. A atenção ao volante deve ser permanente para evitar acidentes e tornar o trânsito seguro.

Voltar
Compartilhe: