Ajude seu cliente a renovar a habilitação

Renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é importante para continuar dirigindo dentro da lei. Só que muitos esquecem, deixam pra última hora ou resolvem ir atrás disso depois que o prazo venceu. Se você tem um bom banco de dados com informações dos seus clientes, que tal incluir a data do vencimento e enviar um lembrete? Aproveite para informar que dá para economizar tempo dando entrada pela internet, no site do Detran.

Se ele quiser passar por toda a burocracia sozinho, deve pagar a guia de recolhimento e levar os seguintes documentos (originais e cópias) até uma unidade do Detran: identidade, CPF, comprovante de residência e a CNH vencida. Quem mora em São Paulo conta com as unidades do Poupatempo, além do Detran que está disponível para todos os estados.

Depois de entregar a documentação, é a hora do exame médico, que deve ser feito numa clínica credenciada – importante lembrar que motoristas, taxistas e outros profissionais que dirigem devem, também, fazer o exame psicológico. Os valores não estão inclusos na taxa de renovação e variam em cada estado, por isso, é importante checar os valores praticados em sua região antes de informar seu cliente. Com o resultado em mãos, ele deve voltar ao Detran e escolher a forma de receber a nova habilitação: em mãos ou em casa.

A validade da habilitação depende da avaliação do médico e pode ser de até 5 anos. Vale lembrar que, após o vencimento, o motorista tem 30 dias para regularizar sua situação. A multa por circular com o documento vencido é de R$ 191,54, além de 7 pontos na carteira e medidas administrativas, como o recolhimento do veículo.

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