Quatro novas regras para o curso de reciclagem de condutores

Às vezes, muitos alunos e clientes têm dúvidas sobre como fazer ou como são as regras dos cursos de renovação e reciclagem de condutores. E, na maioria dos casos, a pergunta costuma ser a respeito das provas eletrônicas monitoradas no Centro de Formação de Condutores – o que é uma novidade.

Aqui estão as alterações mais importantes para você tomar nota e ajudar seus clientes:

1. Matrícula do Condutor no Sistema para liberação do Curso EAD
Agora, para fazer a matrícula, é necessário que seu cliente vá ao CFC e informe os dados de cadastro, colha a biometria e tire foto para o processo. Para criar o acesso aos cursos, o sistema de prova validará com o e-CNH o município do condutor, biometria e a portaria de suspensão em vigência para o processo de reciclagem ou portaria para a renovação.

2. Agendamento da Prova Eletrônica
Após fazer o curso na modalidade à distância EAD, o condutor deve agendar a prova eletrônica com no mínimo 48 horas de antecedência. Importante lembrá-lo que, caso não possa comparecer no horário escolhido, ele tem um prazo de 24h a partir do horário para concluir a prova sem a necessidade de um novo agendamento.

3. Prova Eletrônica
No dia da prova eletrônica, o condutor valida a biometria no sistema de provas por 3 vezes: para a abertura da prova, a qualquer momento durante o teste e ao finalizá-lo. Não se esqueça de que é necessário ter no seu CFC um leitor biométrico com tecnologia LFD (dedo vivo) para cada máquina de prova.

4. Digitalização da Prova Eletrônica
Ao acabar o teste, imprima uma cópia para seu cliente, com a declaração de realização da prova, independentemente do resultado. Também é preciso pegar as assinaturas do cliente e do diretor de ensino na primeira e na última página e a rubrica nas demais páginas. Feito isso, você deve digitalizar e enviar (upload) a prova para a empresa de tecnologia contratada para a prestação de serviços do sistema de provas, assim, eles verificam se seu cliente e/ou aluno foi aprovado e liberam o certificado no sistema e-CNH. É essencial ter um scanner ou máquina digitalizadora de documentos para esse processo!

Agora, você está ainda mais preparado para ajudar seu aluno ou cliente.

Voltar
Compartilhe: