Detran aprimora julgamentos da Lei Seca

Embora a Lei Seca já exista, muitos motoristas insistem em arriscar suas vidas e de outras pessoas ao consumir álcool e outras substâncias psicoativas antes de dirigir. Para ajudar a diminuir esses casos, o Detran-SP(Departamento Estadual de Trânsito) criou a 2ª Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), que fará o julgamento de casos de motoristas que dirigem sob efeito de álcool ou qualquer outra substância psicoativa ou ainda que se recusem a fazer o teste do bafômetro.

E qual será o impacto no dia a dia do despachante e das autoescolas?

Para o despachante, o processo será menos demorado. A 1ª Jari de Alcoolemia e Substâncias Psicoativas, criada em novembro de 2015, era responsável por todos os casos relacionados ao tema e, após a criação dessa nova junta, o Detran tem a intenção de acelerar os procedimentos de abertura de recursos, dobrando a capacidade de julgamentos de recursos de multa ou suspensão e cassação do direito de dirigir, pelos motoristas autuados na lei seca.

Já para a autoescola é necessário sempre relembrar os alunos que a combinação álcool e direção, além de perigosa, é crime.

Voltar
Compartilhe: