Carros autônomos: o futuro chegou?

Eliminar a preocupação com o trânsito, semáforos, radares ou assistir sua série preferida pelo smartphone enquanto está ao volante... São muitas as possibilidades oferecidas pelos carros autônomos - que não precisam de controle humano - também chamados de carros do futuro.

Apesar de já existirem parcialmente em alguns carros de luxo, o modelo 100% autônomo ainda deve demorar um pouco para chegar no Brasil. Algumas montadoras arriscam o palpite de que até 2035 os carros autônomos representem 75% do total vendido no mundo. Isso está alinhado com a meta de alcançar zero mortes nas estradas por meio de um veículo programado para tornar o trânsito mais seguro.

Enquanto isso, algumas empresas de tecnologia têm feito parcerias com montadoras de veículos para criação desses carros. Nos Estados Unidos, atualmente, 4 cidades já aderiram aos testes com esse modelo de veículo. No Brasil, universidades estudam a tecnologia colocando o carro do futuro em circulação, porém alguns desafios ainda limitam a comunicação entre o veículo e as ruas.

Com um futuro tão próximo, como as autoescolas devem se preparar? Assim como no caso dos simuladores de direção que renderam inúmeras reclamações do CFC(Centro de Formação de Condutores), a circulação do carro autônomo também promete gerar discussões, além de adaptações tecnológicas. Vale lembrar que algumas regras restringem esse modelo de veículo, como a existência do controle manual - quando necessário e isso não exclui a necessidade de saber conduzir o veículo, por exemplo. Só o tempo dirá o que realmente será necessário para a orientar e/ou treinar os condutores do futuro.
Voltar
Compartilhe: