Carro não transferido? Problemas à vista!

Vender carro é sempre uma preocupação. Se o novo dono não transferir o veículo, o antigo proprietário pode responder por multas e pontuações na carteira, e até mesmo, ser responsabilizado por acidentes com lesões corporais e mortes, rachas e outros crimes. Para evitar isso, nada como a orientação do despachante. O profissional ajuda o cliente a notificar a venda junto ao DETRAN com o recibo da venda e cópia autenticada do CRV com firma do vendedor reconhecida em cartório.

Para evitar que carros andem irregularmente, o Código de Trânsito prevê multa de R$ 127,69 e penalidade de 5 pontos na carteira caso a transferência do documento não seja feita em 30 dias a partir da data do recibo de compra e venda.

Mudanças para transferência de veículos

A partir de março de 2016, o RENAVE pretende diminuir a burocracia na transferência de automóveis. O novo sistema integra a nota fiscal eletrônica ao DETRAN, simplificando o processo de compra e venda entre pessoas físicas e revendas.

Com a regra, espera-se que o problema com as multas novas que chegam para o antigo dono seja liquidado. Isso porque a transferência de propriedade será feita imediatamente para a loja, eliminando o prazo de 30 dias. Com o RENAVE, a comunicação de compra e venda será feita eletronicamente, sem o comprovante físico.
Voltar
Compartilhe: