Alteração em veículos sem autorização do DETRAN é infração grave

Rebaixar a suspensão, alterar o tamanho das rodas, trocar a cor ou fazer envelopamento, ou simplesmente ou mudar o sistema de abastecimento podem parecer alterações normais. O que nem todos sabem é que antes de fazer essas alterações, o correto é procurar um despachante para saber como conseguir as autorizações necessárias para que o carro circule dentro da lei. Sem a documentação adequada, o proprietário comete uma infração grave e pode ser multado em R$ 127,69, além de perder 5 pontos na carteira.

Confira algumas informações sobre mudanças mais comuns em veículos:

  • Combustível: em busca de economia, muitos proprietários buscam converter seus veículos ao GNV. Para isso, o automóvel deve passar por uma vistoria, onde será emitido o CSV. Depois de passar pela oficina que faz a modificação, é preciso retornar ao DETRAN com o CSV e a nota fiscal do serviço e produto para registrar a alteração no registro do veículo. Também é preciso passar por inspeção de segurança anualmente.

  • Blindagem: nesse caso é preciso autorização do Exército, além de ser necessário incluir no campo "observação" do CRV e CRLV que o automóvel foi blindado. Até mesmo para transferência do veículo, é necessário uma autorização específica da Secretaria de Segurança Pública do estado onde o novo proprietário mora. Esse certificado de blindagem - ou carteirinha, como é conhecido - é de porte obrigatório.

  • Sistema de iluminação: os faróis de xênon são proibidos por questões de segurança. Somente veículos que usam esse item de fábrica ou que tiveram sua regularização feita antes da nova regulamentação, de 2011, têm autorização para rodar com essas alterações.

  • Rodas: só é permitido se o conjunto formado pela roda e pneu não for maior do que o original. Os pneus não podem raspar nos para-lamas, seja na parte externa ou interna.

  • Motor: é permitido ganho de potência de apenas 10% em relação ao original.

  • Cor: exige-se regularização caso a nova tonalidade ocupe mais da metade do carro.
  • Voltar
    Compartilhe: