Como surgiu a profissão do instrutor de trânsito?

A 1ª autoescola do mundo foi fundada em Liverpool, na Inglaterra, em 1901, mas um ano depois fechou as portas. Naquela época, os carros ainda eram objeto raro. Apenas 7 anos depois é que eles passaram a ser fabricados em série, com o lançamento do Ford T, nos Estados Unidos.

No Brasil, a mais antiga autoescola a operar até hoje fica em Porto Alegre, fundada há 84 anos pelo guarda de trânsito Levino Moura Borges. As aulas eram baseadas no ensino prático de direção e algumas poucas leis criadas desde 1910. Somente em 1941 é que foi criado o 1º Código de Trânsito no Brasil.

A profissão só foi regulamentada em 2010, com a sanção da Lei 12.302/10. De acordo com a lei, o instrutor de trânsito deve ter no mínimo 21 anos de idade, ensino médio completo, 2 anos de habilitação, e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses. Além disso, é preciso fazer curso de capacitação, por instituição credenciada pelo DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) de seu estado.

A lei é recente, mas passado mais de 1 século da criação da primeira autoescola, a profissão de instrutor ainda exige as mesmas aptidões. Paciência com alunos, didatismo para adaptar métodos às necessidades de cada um, conhecimentos das leis de trânsito e atenção ao trabalho executado sempre serão essenciais para transmitir a calma e os conhecimentos necessários.
Voltar
Compartilhe: